quinta-feira, 5 de julho de 2007

Nada contra os paulistas

Em comentário que foi ao ar no dia 4 de julho, falei sobre o "invasores paulistas", contudo de uma forma pejorativo. Não tinha ou tenho qualquer intenção de considerar os paulistas invasores, afinal nesta terra todos nós somos estrangeiros e fruto de uma imigração que não pára. Acabei recebendo e-mails que me consideram um agressor dos paulistas e que não gosto da presença deles em nossa cidade. Gostaria apenas de lembrar que sem eles nós não estaríamos aqui, que a presença dos paulistas é tão profunda quanto a proximidade da fronteira ou a grande parte dos times de futebol que os maringaenses cultuam como torcedores. Eu mesmo sou um digno e orgulhos palmeirense. Gostaria de lembrar, também, que nas décadas de 1950 a 1970 existiu o Movimento Separatistas do Paranapanema, encabeçado pelo ex-arcebispo Dom Jaime Luiz Coelho, o qual tinha a intenção de fazer de nossa região um estado, paralela a este movimento alguns desejavam que o norte do Paraná fosse anexado por São Paulo. Assim, o que todas as intenções denunciam é que somos estrangeiros reconstruindo fronteiras o tempo todo, mas há quem busque o título de "nativo".

Um comentário:

ewerson disse...

está terra ainda não foi enraízada por ninguém, minha família apesar de ser do noroeste do Paraná, morou mais de 10 anos no ABC, viemos pra Maringá em 1987, um mês antes do meu nascimento, então posso dizer que sou paulista maringaense e corinthiano, huahauhuahau. Claro que a perseguição e insultos sempre farão parte das pessoas que conseguem feitos onde os fracassados e humilhados jamais conseguirão chegar. Continue assim professor, sem dúvida um dos maiores prazeres da minha vida é ser seu aluno.