Conversei com Carla Pires no “Ponto de Vista”, amiga de muitos anos na jornada de professora universitária e pesquisadora séria do desenvolvimento da linguagem. O trabalho que Carla tem desenvolvido na Clínica Escola de Fonoaudiologia do Cesumar merece respeito e reconhecimento.
Em nossa entrevista Pires falou da necessidade de conhecimento por pais e educadores do desenvolvimento da linguagem e seus mecanismos, apontou as diversas fases em que a criança passa até consolidar a capacidade de domino da comunicação e da abstração em seu raciocínio.
De toda a entrevista foi fundamental entender que o adulto comete um erro ao se comunicar com a criança partindo do seu entendimento sobre o mundo e não da criança. Muito do que se adquire com prejuízo em relação a linguagem vem da deficiência ambiental ou das relações que a criança estabelece.
Um ambiente comunicativo não significa um lugar recheado de pessoas que conversem muito, mas sim que converse com a criança. Temos que dialogar com as crianças olhando para ela e expressar através de nossas gesticulações e face a capacidade de nos comunicar. Estes são estímulos fundamentais tão importantes quanto a higiene pessoal, ou mesmo a alimentação.
sábado, 7 de julho de 2007
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