quarta-feira, 20 de junho de 2007

Revendo a história

Recontando a história das Américas através do relato de Cabeça de Vaca, conquistador espanhol que percorreu o continente americano no século XVI. É importante recontar a história e entender que ela tem muitas versões, a história não é um passado estático, é um olhar contemporâneo sobre um passado que ganha e dá sentido ao presente.
Os heróis da história não são únicos, podem ser os vilões para que a conta de uma outra forma. A descoberta das Américas é uma releitura de nossa própria história, e vale com lição pessoal quando revemos nosso passado e descobrimos e redescobrimos em nossos atos um grande homem ou um homem medíocre. Nossa vida é o retrato de um eterno recontar o passado, o passado que nos justifica.
A arte, o teatro, quando revê o passado, como os gregos fizeram, lembra e gera sentidos ao futuro. Para caminharmos para qualquer lugar temos que entender de onde viemos.
Temos muito que descobrir sobre o passado da América, do Brasil, de onde vivemos e do nosso próprio. Buscar e rever o passado são uma prática saudável e necessária. Pior é não ter coragem de encara-lo.
Quando o sentimento de desprezo pela memória ou a necessidade que esconde-la, entra em sena o homem medíocre, e é este homem que temos que evitar que sobreviva. Destes homens inconscientes que nascem os que destroem a dignidade humana e permite a ascensão de ditadores. É para estes que a liberdade incomoda, por trazer a discordância lógica e demonstrar as diversas faces do homem.
Vá ao teatro, veja a “descoberta da América” e faça algumas descobertas em sua própria vida. Custa apenas um quilo de alimento e um pouco de consciência e bom senso.

Nenhum comentário: