quarta-feira, 16 de maio de 2007

Dois pesos e duas medidas

O governo do Estado deu prazo de 60 dias para a empresa TeatraPack apresentar um projeto de destinação final das embalagens longa vida. Anualmente, o mercado do Paraná consome aproximadamente quinhentos milhões de unidades desse tipo de embalagem e apenas cerca 160 milhões são recicladas;
A política ambiental é uma responsabilidade do poder público, sem dúvida. E a fiscalização deve ser rígida sobre as empresas multinacionais. Mas, como na política os mecanismos legais contribuem para benefícios nem sempre tão nobres quanto aparentam, temos que lembrar que a empresa Sig Combibloc, empresa suíça, e única concorrente mundial da Tetra Pak, está se instalando em Campo Largo com apoio fiscal do governo do estado, através do Projeto “Bom Emprego”, com benefícios de ICMS. A autorização para a instalação da empresa já está formalizado desde novembro de 2006. A empresa deve concluir sua instalação este ano ou no ano que vem (2008). O que me pergunto é se Requião foi tão exigente com a Sig Combibloc como é com a Tetra Pak em relação ao plano de gerenciamento de resíduos e reciclagem de produtos.

Um comentário:

Kleber Men disse...

Na minha opinião, o governo deveria incentivar algum tipo de concorrência com essas empresas, de modo que quem cuidar mais do meio ambiente, terá mais isenções fiscais. O governo deixaria de arrecadar de um lado, mas em contrapartida, evitaria futuros gastos com reparos ambientais. Mas essa nota possui dois pesos e duas medidas: ou o governo incentiva para evitar gastar futuramente, ou ele deixa rolar para depois multá-las e arrecadar uma bolada com as multas. Não me estranharia a opção pela segunda hipótese.