terça-feira, 22 de maio de 2007

Conselheiros Tutelares

Divulgada a lista dos Conselheiros Tutelares. Hélio Ghizoni foi o mais eleito, 632 votos foram obtidos por ele. É preciso entender que o Conselho Tutelar tem como função a vigilância sobre a condição da criança e adolescente. Buscar aplicar a lei sem transformá-la em um instrumento de permissividade do abuso de crianças, principalmente dos adolescentes é fundamental para o exercício da função de Conselheiro Tutelar.
Contudo, na violência da relação entre pais e filhos, onde há falta de autoridade dos pais, nós temos que considerar que não há dimensão do que é ter filhos. Compomos famílias sem princípios e organização, sem sentido de futuro e do porque estamos reunidos em uma mesma instituição que, ilusoriamente, chamamos de emocional.
Não estamos preparados para conviver com “os outros”. Outros, na condição de filhos, amigos, vizinhos, enfim, qualquer ser humano que se identifique além de nós mesmos e que necessite considerar que o mundo não é uma condição exclusivamente nossa, causa aflição e repulsa. A liberdade excessiva dos filhos denuncia a limitação de compreendermos a função que devemos desenvolver como pais. Queremos os prazeres da existência, mas não queremos o fardo das consequências. E nas relações familiares isto fica cada vez mais evidente.
Por isso a escolha de um Conselheiro tutelar é de suma importância. Conhecer a forma como compreende as relações sociais, como considera os conflitos contemporâneos e principalmente a violência doméstica, é pré-requisito importante para um bom Conselheiro. Pena que tivemos pouco tempo para uma boa campanha de conscientização da importância de uma eleição para o Conselho Tutelar. E infelizmente, uma grande parte da sociedade está afastada desta questão. Participamos de eleições para a escolha de governantes e consideremos um peso o exercício da cidadania, mas considere que a votação para um Conselheiro Tutelar está mais próxima que os decretos governamentais, têm reflexos e intervenções em nossa vida doméstica.

Nenhum comentário: