terça-feira, 13 de março de 2007

Idade não é problema na escola

A educação no Brasil é um debate eterno, uma novela marcada por capítulos intermináveis de uma história que nunca chegara ao fim. Veja a questão do ingresso de crianças para o ensino fundamental. A lei nacional de educação determina que a idade mínima seja de seis anos para o início da educação fundamental. No Paraná, uma liminar da justiça permite que crianças com seis anos incompletos possam se matricular no ensino fundamental. Aí começamos mais um debate interminável. Estariam ou não as crianças preparadas para ingressarem na Escola? Seria uma violência ao desenvolvimento cognitivo criança estarem com cinco anos e meio subordinadas a regras rígidas, a matérias de formação curricular onde os conteúdos exigem uma atenção maior?
Nesta novela de ficção a criança em questão não existe e nem a escola. Crianças sofrem com ambientes violentos e despreparados para seu desenvolvimento na própria relação familiar, as escolas não tem estruturas físicas e humanas para atenderem adequadamente os alunos. A realidade de grande parte das escolas públicas é o descaso e o improviso. Por isso, a estrutura adequada de ensino e infra-estrutura resolveria o dilema do choque pedagógico. Talvez, o maior problema da educação brasileira é que discutimos muito a ficção da escola ideal e não as condições concretas em que as instituições de ensino se encontram no país.

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